All for Joomla All for Webmasters

Introdução: cuidando de seu blog

Antes de criar um blog, é claro que precisamos ver três coisas essenciais: o nome, onde ele será feito e como ele será feito… o estilo do blog. Eu acho que nome não é assim uma coisa tão fácil de escolher, porque são muitos nomes para poucos blogs, ou então quando você não tá naquele dia tão inspirado e nada sai da sua cabeça. As minhas dicas são procurar nomes ou trechos de música, mas nada que passe de suas três palavras, se não, isso passa de um nome e vira uma frase, rs. E evite o seu nome no blog, por exemplo: Blog do Fulano. Fulano’s blog. A não ser que seja algo mais profissional, mas acho que se é um blog, onde você vai compartilhar suas opiniões com outras pessoas, você pode soltar sua criatividade no nome de um blog. Uma boa dica é nomes em outras línguas. A língua inglesa é muito bonita. Mas é claro que o perigo das pessoas não saberem falar no nome do seu blog é maior, então, sem exageros, rs. E a língua portuguesa também é ótima para nomes de blog (: Se você não sabe de onde tirar o nome do seu blog, ouça músicas dos seus artistas favoritos, acompanhe as letras, e veja uma frase ou uma junção de palavras perfeita pra você. E evite ter o nome de blog igual ao de um outro blog. E também evite coisas com “Love” ou “Girl”. Não sei o que love, não sei o que girl… essas coisas são legais, porém muito comuns hoje em dia.
Depois, você vai escolher aonde vai ser seu blog. Veja as propostas de cada sistema de blog: WordPress, Blog Uol e Blogspot, que são os mais comuns e os melhores. Eu aconselho que se você seja uma pessoa iniciante nesse mundo blogueiro, o Blog Uol e o Blogspot são os melhores. Por favor, não pule etapas. O WordPress é o melhor de todos, na minha opinião, mas acho que se você já começar com ele, não tendo uma noção básica de HTML, CSS e até mesmo de PHP, você poderá se complicar e MUITO no futuro. Por isso, antes de mais nada, entre no Blog Uol ou no Blogspot e ganhe uma experiência para depois entrar em outros sistemas de blog mais sofisticados, como o WordPress. O WordPress não é nenhum bicho de sete cabeças, ele apenas exige uma experiência maior na plataforma de blogs. E entre Blog Uol e Blogspot… não há escolha, os dois são bons, mas eu acho a URL do Blog Uol mais bonita e você pode fazer páginas nele, já o Blogspot, ele é apenas um blog, sem poder fazer páginas, e a URL não é das melhores. Bem, essa é a minha opinião.
Agora, é a última etapa: como será o seu blog? Qual será o estilo do header, do css, das suas postagens? Isso já é com você! Não tenha medo de demonstrar seus posts e não tenha medo se algumas pessoas não gostarem de como você expressa sua opinião. O que seria do azul se todos gostassem do rosa? Há pessoas que podem não gostar do que você escreve, mas há pessoas que podem adorar e apreciar sua forma de expressar o que você quer no seu blog. Por isso, não se deixe abalar por pessoas que não respondem seus comentários ou então até por anônimos que te xingam nos comentários do seu blog. Deixe isso pra lá, bloqueie IPS e pare de comentar em blogs de pessoas que não te dão valor. E não se preocupe se o seu design não é dos melhores. Isso é questão de aprimoramento (: Caso não goste do que você faz nos editores de imagens, procure fazer encomendas com pessoas mais experientes, mas isso não significa que você deve deixar o Photoshop/PhotoFiltre mofando na sua área de trabalho. Mexa, descubra, aprenda! E futuramente, mostre que você pode abrir suas próprias encomendas.
O mundo blogueiro é assim! Umas pessoas ajudam as outras. É como uma corrente, e você pode e deve ajudar nisso. E não se esqueça que simpatia é o mais importante no mundo blogueiro. Quem vai te visitar com você sempre respondendo mal os visitantes e reclamando da sua vida porque a professora de Geografia não vai com a sua cara? Pense nisso!