All for Joomla All for Webmasters

Dicas para uma boa fotografia

Isso vale tanto para meninas, quanto para meninos. É sempre bacana receber elogios pelas suas fotos, não é mesmo? Existem imagens lindas em alguns sites, como o We♥It, que são inspiradoras e de dar inveja em qualquer garota ou garoto que quer ser considerado um “fake”. Bem, já foi aquele tempo em que ser fake de Orkut era uma coisa super cool e que todo mundo queria ser, mas é bem bacana ouvir das pessoas que você é “fake” hoje em dia, porque isso quer dizer que você é uma pessoa que consegue mostrar sua beleza através das fotos. E para isso, não é preciso ser fotogênico. Vou dar algumas dicas, baseado em muitas coisas que já li e já aprendi por experiências próprias sobre fotografias.

LUZ

Parece idiotice, mas uma foto com luz faz toda a diferença. Para falar a verdade, é um dos itens mais importantes de uma fotografia. Procure posicionar sua câmera de modo que a luz bata em você, destacando toda a área que a câmera consegue captar, principalmente você. Tente focar a luz principalmente no rosto, porque é isso que você mais vai mostrar em uma foto. Use de preferência luz natural… por isso, tire fotos perto da janela, ou então ao ar livre. Luz de flash ou então de lâmpadas não são recomendadas por mim, pois são mais intensas do que o necessário e tem uma cor não muito natural. Dá para diferenciar que a luz é do Sol ou de uma lâmpada. Existem lâmpadas especiais usadas em estúdios de fotografias, mas acho que ninguém deve ter uma em casa, né?

CENÁRIO

Procure ambientes bacanas para tirar fotos. Tire foto naquela parede do seu quarto que é cheia de pôsteres, ou então, naquela parede do seu banheiro que tem um fundo branco. Eu disse: fundo branco, tudo bem? Não é para tirar foto aparecendo o box do chuveiro e a privada, porque a foto fica completamente desagradável. Tire foto do lado de fora de casa e num local onde o fundo seja limpo (por isso citei uma parede branca, ou de azulejos) ou então padronizado(como é o caso da parede com pôsteres), pois assim, você vai coincidir o cenário bacana com a luz natural. Não tire fotos em locais com o fundo muito cheio de tranqueiras ou então de objetos, pois isso deturpa a imagem e vai destacar mais o fundo do que você mesmo.

Se você tiver algum banner branco na sua casa para colocar de fundo nas fotos, ou de qualquer outra cor, é melhor ainda!

ROUPA

Por favor, tire fotos com roupas decentes, não é mesmo? Não adianta nada você arrumar um cenário legal, o ponto perfeito de luz e se vestir parecendo o Tiririca, não é mesmo? Coloque uma roupa que te deixe confortável, mas que acima de tudo: mostre quem você é e o seu estilo. Uma roupa que seja estilosa, mas sem perder a sua personalidade na mesma. E quando eu digo roupa confortável: por favor, esqueça os crocs. Sério.

MAQUIAGEM & CABELO

Para as meninas… bem, na hora de tirar fotos, o melhor a fazer é usar uma maquiagem bem bacana e deixar o seu cabelo divônico. Mas por favor, você vai tirar fotos… você não vai conhecer a Rainha da Inglaterra, e também não vai ir numa festa à fantasia de Patati-Patatá, tudo bem? Então: sem exageros, gente! Já vi menina que passa dez quilos de pó no rosto e fica parecendo aquela Trakinas meio-a-meio, e menina que passa blush mas na realidade parece que levou um tapa na cara. Bom senso, acima de tudo! Faça um penteado bonito, uma maquiagem legal, mas sem esconder quem você é: fotos com maquiagens muito rebocadas ou então que aparecem muito mais o cabelo do que o rosto da pessoa perdem a essência, porque você não consegue observar direito a pessoa na foto, e nem ter noção de como ela é naturalmente.

Outra dica: use roupas, penteados e maquiagens que valorizem o seu rosto e o seu corpo.

CÂMERA

Carregue a câmera sempre um dia antes de tirar as fotos, assim não tem perigo de você ficar linda (o) e de repente sua tarde ser arruinada porque a câmera não colabora contigo. Eu sei que câmeras “normais” não são muito boas para tirar fotos porque não têm muitos recursos, mas dá para tirar umas fotos bem legais. Em sua câmera, ajuste a claridade, tire o flash (lembre-se: use luz ambiente), ajuste o foco, o zoom… tudo! Uma dica legal é ter um tripé… existem alguns pequenininhos e baratinhos, que não devem passar dos trinta reais. Assim, você consegue posicionar melhor a sua câmera, do jeito que você quer. Se você não tem tripé, coloque a câmera acima de uns livros, ou de uma estante… e antes de começar a sessão de fotos, tire algumas fotos-teste, para ajustar o foco, a posição e os últimos detalhes da câmera! Se você tiver uma câmera semi ou profissional, melhor ainda: cheias de truques e de opções, você pode se divertir muito com ela!

PLANEJAMENTO

Tirar fotos bonitas não é ligar a câmera e sair tirando fotos… a não ser que você tenha uma câmera lomográfica. Planeje tudo: a roupa que você vai usar, o local, o cenário, qual hora do dia tem a luz mais favorável para o seu ambiente, se a câmera já foi carregada, se ela não está com nenhum problema, se você está com sua maquiagem em dia, se o cabelo está colaborando contigo hoje… enfim. Planeje, e pense também em como serão suas fotos: se você vai tirar foto com algum objeto, como bola, outra câmera, ursinho de pelúcia… solte a…

CRIATIVIDADE

Isso! Ela mesma. Acho que isso é bem auto-explicativo: seja criativo. Isso faz toda a diferença.

INSPIRAÇÃO

Óbvio que nem sempre todas as nossas ideias caem do céu. Às vezes, a inspiração é necessária. O site que mais recomendo que é uma bela fonte de inspiração é o We♥It, e tem também a rede social que está crescendo bastante: o Pinterest. O Tumblr também está cheio de fotos bacanas. Por favor, melhor não se inspirar em fotos do Instagram: aquilo tudo são fotos amadoras, tiradas em celular. E você tem que fazer algo focado no profissional, com mais estilo e mais recursos. Eu tenho uma ótima frase: se você se inspira em algo ruim, o que você fizer vai ficar pior, e se você se inspirar em algo muito melhor, a tendência é você ficar melhor do que aquilo. Reflitam ;)

Uma dica: inspiração não é cópia. É bom deixar isso bem claro.

BOM SENSO

Assim como em todos os planetas, o bom senso é fundamental no Planeta Fotografia. Por favor, gente: não tirem fotos vulgares, nojentas, assustadoras em excesso, com qualquer tipo de conteúdo preconceituoso e nem nada que possa te colocar em uma situação de ridículo. Além de você ser motivo de chacota, a fotografia, que poderia ser boa, vai cair completamente nos quesitos Rendimento e Admiração do público.

FOCO

O foco é muito importante em uma fotografia: focar em você, e principalmente, no seu rosto e nas suas roupas, mostrando, mas sem chamar muita atenção, o fundo da foto. Tire fotos em posições que valorizem mais o seu rosto e o seu corpo. Procure tirar fotos também em posições diversas, divertidas e criativas, e quem sabe, com alguns objetos na mão, mas sempre valorizando sua postura e os pontos fortes do seu corpo!

EFEITOS

Gente, por favor: quando forem colocar efeitos em fotos, não coloquem nada exagerado. A pessoa não pode sentir desconforto ao ver a sua foto, com aquele monte de efeito causando poluição visual! Algumas coisas, no Photoshop (ou seja lá qual for seu editor de imagem) podem ser corrigidas, como: aquela espinha! Mas por favor, não modifiquem cor do olho, tamanho do nariz, dos seios, da cintura, do bumbum, a cor do cabelo, não diminuam as rugas, etc… porque quando a pessoa te ver pessoalmente, ela vai ver que as fotos tinham um ar falso. Nas suas fotos, você não pode deixar de ser você e nem tirar características que são fundamentais para a qualidade e a naturalidade da foto. Os efeitos do Instagram são ótimos, pois eles não fazem com que a foto perca a sua naturalidade: elas ficam bonitas! Tente imitar esses efeitos no seu editor de imagem, mas de uma forma mais suave, para que as pessoas não pensem: é bonita (o) porque usa Photoshop!

Em breve, estarei postando um tutorial para editar fotos em Photoshop, de uma forma natural e bem bacana.

EXEMPLO DE FOTO

Bu! Essa sou eu!