All for Joomla All for Webmasters

WordPress é melhor que o Blogger!

Eu vou ditar aqui dez vantagens de como o WordPress pode ser melhor que o Blogger.

1. Profissionalmente

A maioria dos grandes blogs trabalham com o WordPress. Até sites trabalham com o WordPress, afinal, nele também é possível criar páginas. O WordPress é mais famoso entre os profissionais por ter todo um design e uma forma de mexer profissional. O painel mostra muito bem isso.

2. Plugins

O WordPress em si já tem várias funcionalidades, porque usa o PHP, o que o faz ter muuuuuuuuitas funcionalidades, e algumas delas não precisarem nem de plugins. Mas, o WordPress tem essa vantagem: os plugins! Você pode incrementar cada vez mais o seu blog, com utilitários diferentes, inovadores, criativos e… úteis! Contadores personalizados, aplicativos que te ajudam no desenvolvimento de extras para o blog, formulários e até mesmo anti-virus! O Blogger não tem essa vantagem, o que o faz ser limitado.

No WordPress, seu blog fica do jeito que você quer, com tudo o que você quer (e precisa)!

3. O WordPress NUNCA dá problema!

Diferente de todos os outros servidores de blog (ou a maioria deles) em que às vezes o servidor sai do ar, ou então fica indisponível para manutenção… o WordPress não tem essa! Ele fica online por 100% do ano, e só dá problema MESMO se acontecer algum problema na sua hospedagem. Mas isso… já não é problema dele!

Além do quê, a atualização é muito mais simples… você atualiza em questão de segundos pelo próprio painel! Não precisa de backup (se você atualizar pelo painel, claro. Por FTP, exige sim backup com formatro .sql).

4. Você ganha mais experiência!

Enquanto o Blogger só mexe com códigos mais básicos, como HTML, scripts e CSS, o WordPress vai muito além: HTML, CSS, PHP, XML, scripts… e sabendo mexer em todas essas coisas, você ganha mais experiência, e até na hora de entrar em algum curso de informática, já vai saber bastante coisa, e não terá tanta dificuldade como provavelmente os outros alunos terão. Você vai estar um passo à frente, até mesmo na hora de conseguir um emprego na área… você já vai saber muita coisa!

5. Personalização

Como eu disse no item 2: o WordPress tem muito mais funcionalidades. Ou seja: você pode incrementar ele muito mais do que você pode incrementar o Blogger. Você pode até fazer a mesma coisa que você pode fazer no WordPress também no Blogger, mas é muito mais difícil, ou então vai ser muito mais complicado, enquanto no WordPress você só precisa instalar um plugin e colocar uma tag PHP no templante… e às vezes, nem do plugin precisa!

6. Não é confuso.

Dificuldade no começo a gente sempre tem. Eu lembro que quando fui instalar o WordPress na minha hospedagem: eu fiquei dias quebrando a cabeça e nunca alcançava o resultado… até que finalmente, consegui! Mas se você tem mesmo vontade de aprender, a dificuldade não é um problema, e sim um mero obstáculo.

Com um design fácil e todas as categorias muito bem separadas, não é nenhum desafio mexer no WordPress. Além disso, ele também está disponível em versões em Português… pronto, seus problemas acabaram!

7. Linkar blogs é mais fácil!

No Blogger, você linka seus blogs no Painel, mas se você não usa o Modelo novo do Blogger, e sim, o Modelo antigo (de HTML puro), você tem que linkar blog por blog usando a tag a href, e isso é uma chatice! No WordPress, é muito mais prático: existe uma parte, chamada Blogroll, em que você linka todos os blogs, apenas colocando o nome e a URL, e na página que você quer que apareça os links, uma tag PHP. O resto, o WordPress faz pra você! Aparecem todos os links que você coloca na blogroll do seu blog.

8. Administradores

Você pode adicionar novos administradores direto do seu painel. E pra quem quiser se registrar no seu blog, o WordPress já tem até um formulário prontinho pra isso! É muito mais prático do que no Blogger.

9. Personalização de painel

Enquanto os outros painéis são sempre aquele visual chato, você pode personalizar o painel do seu WordPress da cor que você quiser (Plugin Color Schemes). E se você entende do assunto, pode até mudar uma coisa ali e outra aqui, através do FTP do seu blog.

10. Mídia

Você pode hospedar arquivos dentro do seu WordPress! É muito mais prático hospedar imagens nele do que ter que hospedar em algum site de imagens (com o risco delas serem excluídas, ou de você perdê-las e não achar mais). Mas lembrando que você só pode hospedar arquivos (músicas inclusive!) com até 100MB.

A única desvantagem: A plataforma Blogger é bem mais fácil do que a WordPress para iniciantes. Por isso, se você acabou de ingressar no mundo blogueiro, “esquente o bumbum” um pouco no Blogger, e depois, com uma maior experiência, ingresse no WordPress. Você vai estar evoluindo blogueiramente e até mesmo profissionalmente!

Tá esperando o quê? Vem pro WordPress, haha!